terça-feira, 10 de junho de 2008

o cinema imortaliza os que morrem jovens e enterra os que continuam vivos


.
Duas fotos me chamaram atenção essa semana: da Brigitte Bardot e da Jeanne Moreau. Duas francesas lindas. A imagem que eu guardava de ambas é bem diferente das fotos que me levam a escrever esse post: Brigitte aos 73 anos e Moureau aos 80. A primeira volta ao noticiário por pronunciar mais uma declaração xenófoba. A segunda, por estrear em Paris uma peça de teatro. Jeanne parece levar vantagens em qualquer comparação. Se lá atrás o cinema apresentava uma Brigitte muito mais sexy que a pueril Jeanne Moreau, as fotos em questão nos mostram que o tempo foi muito mais cruel com a primeira.

:.
Observação que me leva a refletir sobre algumas personalidades que, mortas ainda jovens, permanecerão para sempre assim em nosso imaginário: Marilyn Monroe, James Jean, Kurt Cobain e, mais recentemente, porém antes de alcançar tamanha popularidade, Heath Ledger.
Já o mesmo não acontecerá com o antes charmoso Marlon Brando.
:.

A propósito, dei uma olhada nas 10 maiores bilheterias americanas dessa semana. Todos os filmes protagonizados por jovens. E há muito o velho e gorducho Marlon Brando não estrela em um filme decente.
:.
Em uma olhada não muito criteriosa, dos 54 filmes em cartaz, apenas sete são protagonizados por personagens com mais de 60 anos. Excluindo da lista, por motivos óbvios, o sexagenário Harrison Ford em Indiana Jones. Nessa mesma olhadela, em sete sinopses aparece a palavra "jovem". Me pergunto se o universo dos velhos não seria interessante. Logo lembro do ótimo "Longe dela" (em cartaz) - com a ainda bela Julie Christie, "Elza e Fred", "O outro lado da rua"...

Um comentário:

Marcinha disse...

Lembro até hoje que foi neste dia que eu te falei que o Marlon Brando havia morrido há uns 3 anos quase... hahaha

E vc querendo que ele voltasse a fazer filmes... Só se fosse Ghost - Do outro lado da vida, ou ainda, Os Caçadores de Fantasmas. rs

Ai Guela, vc sempre me diverte.