segunda-feira, 16 de junho de 2008

sobre carros e nudez - naked bike


Fotos: André Penner/ Associated Press
A nudez deveria ser um direito natural. Andar à pé também. Mas a civilização sobrepôs a natureza. É mais civilizado usar jaquetas de couro e dirigir veículos emissores de CO²*. Nudez em publico dá cadeia. Ferraris e Palios não. Carros têm mais direitos que pedestres.
:.
Respeitando o princípio de que o direito de um termina quando começa o do outro, a meu ver, nenhuma legislação deveria nos privar de direitos que nos são naturais. Mas hábitos, crenças e valores culturais muitas vezes agridem nossa natureza. Limitar direitos naturais para fazer valer os valores da "civilização" me parece uma idéia torta.
:.
Semana passada o World Naked Bike Ride esteve pela primeira vez na Av. Paulista. Por pouco tempo. Logo os ciclistas nus receberam spray de pimenta e cassetetes da Polícia. Um deles, além de um ganhar chute no saco nu, foi levado à delegacia.
>>> notícia completa no site do Estadão
:.
*Quem estiver interessado em saber quanto um determinado modelo de carro emite de CO², acesse esse site. Está em discussão na União Européia projeto que visa a obrigatoriedade dessa informação constar nas propagandas de carros. As diferenças entre um modelo e outro são grandes, o que justifica os consumidores levarem esse dado em conta na hora da escolha. Imagino que a adoção desse comportamento desencadearia entre as montadoras um processo de produção de carros menos poluentes.

Nenhum comentário: